Quer entender de forma rápida por que a Rússia é um emergente único?
Temos visto nações em franco processo de crescimento e progresso... mas quão estranho é quando nos deparamos com uma nação que despencou vários degraus... a Rússia.
De uma terra de czares até a formação socialista... daí o nome em 1922: URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
Matam Lenin (ou se preferirem Lenine ou Владимир Ильич Ленин.... "eita", vamos ficar com a primeira versão!)... este foi uma figura russa que queria estreitar laços comerciais com a Inglaterra, com o propósito de acumulação para financiar o governo socialista... trocando em miúdos... ele foi um visionário e queria fazer o que a China fez e faz hoje, aliás... deu certo! Muito mal interpretado... enfim..
Ascensão e queda dos revanchistas da 2ª Guerra Mundial... Alemanha, Itália e Japão escoam pelo ralo...soltam as duas grandes bombas (não sei o que foi mais forte: a ficção nuclear ou a imbecilidade humana de quem as idealizou)... Enola Gay e Bock's Car... dois aviões que decolaram do inferno e construíram no arquipélago do círculo de fogo do Pacífico uma extensão deste mesmo inferno...
Com a famosa disputa durante a Guerra Fria, que mais pareciam duas crianças competindo em quem era a melhor em tudo, a URSS leva uma nação inteira (aliás, várias delas, pois o território soviético era composto por multi etnias de grupos tribais e comunidades siberianas) a uma profunda depressão, crise e miséria. Isso pois estamos falando de um sistema cuja alma é acumulação capital contra outra que tem um grande lado igualitário social (teoricamente, claro)... Competir com quem sabe fazer dinheiro e respira dinheiro é a certeza da derrota.
Pois bem... após a desfragmentação da URSS em 1991, temos hoje uma nação que vive mais do prestígio que tinha no passado do que propriamente realmente é... seu poder está respaldado em um arsenal nuclear ainda expressivo.
É emergente pois não decaiu a um nível, sob a nova DIT (Divisão Internacional do Trabalho), como país pobre... ou miserável...
Mas não é como os outros emergentes (Brasil, África do Sul, Índia, etc) : estes partiram de economias agroexportadoras voltadas para instalações industriais, gerando o ciclo de urbanização. Foram alvo da colonização europeia...
Por isso, cuidado! Não dá para dizer que a Rússia é um emergente como os demais... sua emergencialidade comercial é por regressão e não progressão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário