segunda-feira, 18 de agosto de 2014

3º EM, gabarito, Relevo e hidrografia brasileira

Pessoal,

Segue o gabarito da AV2.
VALE A PENA VER DE NOVO
1) A política do "apartheid" na África do Sul terminou em 1994 com a eleição do líder negro Nelson Mandela. Líderes negros e brancos deixaram o passado para trás e procuraram trabalhar juntos numa nova África do Sul multirracial. Porém, as esperanças têm sido frustradas e as mudanças não estão conduzindo à estabilidade. Conflitos culturais têm sido frequentes. (Rowntree et alli, 2000).
Sendo assim, o fim do apartheid e um governo negro no poder não representaram a estabilidade política do país.
Explique o que foi o apartheid e os possíveis motivos para tal instabilidade. (1,0) H15
O aparthaid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
Os motivos podem ser:
- Diversidade multicultural com predomínio de população negra (75%), seguida de brancos (18%), mestiços (10%) e asiáticos (4%) e diversidade étnica entre os negros (19% zulus, 17% xhosa, 13% sothos, 10% tswanas e 9% outros).
- Divisão e rivalidade étnico-tribal entre sul-africanos negros, disputando o poder e o controle do Estado.
- Forte distinção entre as classes sociais, sendo a massa da população negra muito pobre com poucos ascendendo à classe média, contrastando com os mestiços e asiáticos de classe média e os brancos de classe média e alta.
- Conflito e fragmentação da representação política em diferentes grupos étnicos.
- Pequena alteração do padrão de distribuição de renda, gerando violência intertribal e étnica.  

QUESTÕES DISCURSIVAS
2) O Brasil conhece alguns sismos (terremotos), porém não de grande intensidade como no Japão ou na Califórnia (costa oeste dos Estados Unidos). No território brasileiro também não existem elevadas cadeias de montanhas. Como podemos explicar isso? (1,0) H26, H27
O território brasileiro é basicamente formado por terrenos antigos já desgastados pela erosão, por isso as pequenas altitudes. Também está distante da borda de placas tectônicas, áreas mais sujeitas a abalos sísmicos

3) Levantamentos aerofotogramétricos, possibilitados pelo Radambrasil, forneceram informações detalhadas que foram utilizadas para fundamentar uma nova classificação do relevo e de suas unidades. Essa classificação associa as informações altimétricas com os processos de erosão, sedimentação e gênese — origem e formação do modelado terrestre — integrando-os, também, às estruturas geológicas nas quais ocorrem. O relevo brasileiro passa a ser classificado [através] de três formas: depressões, planaltos e planícies. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2003, p. 311).

A partir da leitura do texto, da análise do mapa e dos conhecimentos sobre o relevo brasileiro, caracterize os planaltos, as planícies e as depressões, considerando os processos de sua formação.(2,0) H26, H27
Planaltos - são áreas de altitudes variadas mas geralmente a partir dos 500m . Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos podem ser ligeiramente ondulados

Planícies - áreas geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.

Depressões - As depressões são regiões geográficas mais planas que o planalto e mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas.













4) Analise o mapa e responda:

Na atualidade, qual é a discussão que se trava em torno do rio São Francisco? Qual é a sua opinião em relação a esse assunto? Justifique. (2,0) H26, H27, H29, H30.
É a transposição do Rio São Francisco. Uma obra grandiosa, porém polêmica, de levar água do rio para áreas secas do sertão. As opiniões favoráveis são a respeito da inegável  necessidade de água nessa região e da geração de empregos. As opiniões contrárias dizem respeito à questão do destino da água. Se ela chegará para quem realmente necessita ou para latifundiários ou industriais. Outro tema se relaciona às condições atuais do rio, pois segundo especialistas ele não poderia ceder água para outras bacias pois já tem seu nível bastante reduzido. Opinião pessoal.

5) Na atualidade não mais se discute, sobretudo em termos legais, o rio. Trabalha-se com a idéia de Bacia Hidrográfica como unidade de análise. Explique o que é uma bacia hidrográfica e o motivo de ser essa a unidade de análise. (2,0) H26, H27
Bacia hidrográfica é uma unidade do relevo que drena as águas dessa região para um canal principal. Na atualidade essa é a unidade de análise pois não se pode ignorar os impactos da atuação humana nas áreas da bacia pois toda essa água converge para o canal principal, Portanto mesmo longe do rio principal toa aárea da bacia deve ser levada em consideração para estudos ou implementação de projetos.

6) De acordo com a Resolução CNRH n.º32 de 15/10/03, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, o Brasil está dividido em regiões hidrográficas. Escolha uma e discuta suas principais características. (2,0) H26, H27, H29, H30.

ESCOLHA PESSOAL
Até quarta!

2º EM, gabarito, Globalização e território brasileiro,

Pessoal,

Segue o gabarito da AV2

VALE A PENA VER DE NOVO

1)  O Consenso de Washington estabeleceu uma agenda neoliberal de reformas. Explique duas medidas propostas por essa agenda. (1,0) H9, H15.
- Restrição da participação do Estado na economia – a tese do Estado mínimo
- Privatização de empresas estatais
- Reformas econômicas: ajuste fiscal, controle de inflação, redução dos gastos públicos.
- Desregulamentar a economia


QUESTÕES DISCURSIVAS

2) Observe o mapa:
 
Grosso modo, na atualidade, é possível dividir o mundo em Norte e Sul, onde os países do Norte são industrializados e desenvolvidos e do Sul pouco industrializados e não desenvolvidos. Explique, em linhas gerais, os motivos dessa divisão e as características dos dois grupos. (2,0) H16, H18
Os países do norte são considerados ricos ou desenvolvidos pois suas economias, no geral, são pautadas no setores terciário e no secundário, principalmente na indústria de alta tecnologia. Definem as prioridades da economia global. Têm essa condição devido ao fato de terem sido os primeiros países a promoverem a revolução industrial ou em casos específicos contarem com o apoio de potências para sua industrialização.
Os países do sul são considerados pouco industrializados e não desenvolvidos. Na divisão internacional do trabalho tem sua economia pautada na exportação de commodities, altamente dependente do mercado global. Promoveram tardiamente ou ainda não promoveram sua revolução industrial.

3) Alguns países tais como Brasil, México, Argentina, Coreia do Sul, Cingapura, entre outros atingiram seu processo de industrialização tardiamente,  já no século XX e hoje são chamados de “emergentes” ou “em desenvolvimento”. Porém esses países não passaram por esse processo da mesma forma. Explique esses dois processos mencionando os países envolvidos. (2,0) H7, H9
Brasil, México e Argentina se industrializaram devido à crise econômica de 1929 quando havia dificuldade em exportar seus produtos agrícolas e em importar produtos industrializados. Dessa forma houve investimentos na industria local e esse processo é chamado de “substituição de importações”.
Já Coreia do Sul, Cingapura, entre outros se industrializaram através dos investimentos de potências industriais e o estabelecimento de unidades fabris em seus territórios voltados para a exportação, devido ao baixo custo de produção. Por isso o nome de “plataforma de exportação”.

4) Tendo como base a Atividade Complementar do 2º trimestre explique as diferenças encontradas entre as regiões que você pesquisou. (2,0) H7, H9, H16, H18
RESPOSTA PESSOAL

5)  Analise os dois mapas que regionalizam o Brasil. Aponte as diferenças entre eles bem como os critérios adotados nas duas formas de regionalização. (2,0) H9, H14

Mapa I – IBGE, respeita os limites do estados, portanto tem função administrativa mas também analítica. Adotou critérios naturais principalmente
Mapa II – Regiões geoeconômicas, não se vincula aos limites dos estados portanto tem função analítica. Adotou critérios socioeconômicos principalmente.


6) Observe o mapa e responda:


Explique a divisão da Região Nordeste em quatro sub-regiões em relação a suas características naturais e econômicas. (1,0) H9, H14
Zona da Mata – Área mais desenvolvida inicialmente devido ao cultivo de cana. É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste. Área com considerável volume pluviométrico e onde se encontra originalmente a Mata Atlântica.
Agreste - designa uma área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma faixa paralela à costa. Já apresenta índices pluviométricos mais baixos. Algumas cidades importantes da região estão nessa área. Inicialmente foi produtora de gado para abastecer a zona da mata.
Sertão – Compreende a área de caatinga e clima tropical semi-árido. É a região das secas com chuvas escassas durante o ano. É uma área de concentração de pobreza e repulsão populacional. Ainda hoje é criadora de animais, herança do período próspero da cana de açúcar na zona da mata.

O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Cerrado, e é também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral tem chuva mais abundante enquanto em direção ao leste ou do interior é  uma região mais parecida com o sertão, chove, em média, 700 mm por ano.

Até quarta!

1º EM, gabarito, clima

Pessoal,

Segue o gabarito da AV2.

VALE A PENA VER DE NOVO:

1) Observe as latitudes dos municípios:

Campos do Jordão – 22’44S  
São Paulo – 23’32S  
Santos – 23’57S    

Observe as médias máximas e mínimas de temperatura:
Campos do Jordão –  8,8º   20,5º
São Paulo – 18º 25º
Santos – 20º  30º

Percebe-se que a cidade que está mais próxima do Equador, que teoricamente deveria ser a cidade mais quente, não é. E o oposto também é verdade. Explique os motivos dessa suposta “inversão” das temperaturas relacionadas às latitudes. (1,0) H26, H27
A cidade mais distante do Equador é Santos, mas isso é irrelevante pois o que caracteriza o clima santista como o mais quente é sua altitude que é 0m, no nível do mar. No outro extremo, a cidade mais próxima ao Equador é Campos do Jordão que, por sua vez, está no alto da Serra da Mantiqueira com 1628 m de altitude, portanto sendo a mais fria. A diferença entre elas em termos de distância da linha do Equador não faz diferença pois é extremamente pequena. No meio das duas está São Paulo, com uma altitude média de 750m.


QUESTÕES DISSERTATIVAS

2) (Ufsm) (adaptada) Sabendo que os climogramas são gráficos que representam através de uma linha, as variações de temperatura e, através de colunas, as precipitações atmosféricas, observe-os a seguir.
MAGNOLI, D. e ARAUJO, R. "Geografia Geral e Brasil - Paisagem e Território." São Paulo: moderna, 1998, p.364.
Analisando os gráficos, mencione o tipo de clima em cada climograma e explique suas características. (2,0) H6
Climograma I – Clima tropical
Duas estações bem definidas, verão quente e chuvoso e inverno ameno e seco
Climograma II – Clima temperado mediterrâneo
Maior amplitude térmica, verão quente e seco, inverno ameno e mais chuvoso. Chuva um pouco mais distribuídas durante o ano (clima temperado)

3) O relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) denominado "Mudança climática 2007: A Base da Ciência Física" foi divulgado internacionalmente no início de fevereiro de 2007.
Sua afirmações são contundentes: vivemos e viveremos uma era de aquecimento global, cujas consequências serão mudanças climáticas pertubadoras.        No entanto existem pesquisadores que discordam desse relatório. (2,0) H27, H28, H29.
a)   Diante do impasse entre as duas posições, explique as discordâncias existentes entre elas.
b)   Explique o que é o efeito estufa.
Aqueles que acreditam que de fato as mudanças climáticas estão ocorrendo justificam a partir da observação de dados que indicam o aumento de temperatura em determinados locais do planeta, por variações climáticas atípicas, pelo degelo nos pólos, pela redução de montanhas nevadas e pelo aumento do nível do mar. Tudo isso em decorrência da ação antrópica.
Já aqueles que negam a ocorrência das mudanças climáticas afirmam que o clima do planeta pode sofrer alterações temporárias, é um processo cíclico, e que as temperaturas podem estar aumentando em alguns locais e diminuindo em outros. Afirmam também que não há degelo nos pólos e sim alguns locais o gelo estaria derretendo e em outros aumentando. No caso das montanhas também haveria algumas em que a neve está diminuindo mas em outras aumentando e o nível do mar tem se mantido o mesmo até por que não é possível precisar esse nível em todo o planeta, portanto naturalmente já sofre variações. Enfim acreditam que o homem não é capaz de alterar o clima do planeta, apenas alterar o clima local

4) Cidades disputam Copa de extremos
O mundial de futebol de 2014 foi a mais difícil em termos climáticos e de logística da história do campeonato. Observe o esquema a seguir, com um possível itinerário de uma seleção de futebol participante da Copa do Mundo no Brasil.

Tendo em vista as características naturais do território brasileiro, explique as diferenças de temperatura verificadas entre Manaus e Porto Alegre e as diferenças de pluviosidade entre Brasília e Rio de Janeiro. Em seguida mencione o tipo de clima em cada uma das quatro cidades. (2,0) H26, H27, H29
Manaus – clima equatorial; proximidade do equador, ou seja, a latitude – característica do clima equatorial
Porto Alegre – clima subtropical; distancia do equador, ou seja, latitude – característica do clima subtropical
Brasília – clima tropical; distância do oceano, ou seja, continentalidade – característica do clima tropical
Rio de Janeiro – clima tropical litorâneo; proximidade do oceano, ou seja, maritimidade - característica do clima tropical litorâneo.


5) Explique o que é chuva ácida e cite algumas de suas conseqüências. (1,0) H29
Ela é formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente.  Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve. A chuva ácida é composta por diversos ácidos que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva ou neve, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo.

6) Explique com suas próprias palavras o fenômeno abaixo. (2,0) H29
        
Esse fenômeno se intensifica durante o inverno, pois nessa época do ano, em virtude da perda de calor, o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, influenciando diretamente na sua movimentação. O ar frio não sobe mantendo a poluição próxima ao solo. Apenas quando o sol consegue aquecer o solo esses poluentes se dispersam. O índice pluviométrico (chuvas) também é menor durante o inverno, fato que dificulta a dispersão dos gases poluentes.

É importante ressaltar que a inversão térmica é um fenômeno natural, sendo registrada em áreas rurais e com baixo grau de industrialização. No entanto, sua intensificação e seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades.

Até quarta

9º EF, gabarito, Ásia

Olá pessoal,

Segue o gabarito da AV2.
         VALE A PENA VER DE NOVO
1) (1,0) H7/H8/H15
Fonte: expressaoliberta.blogspot.com

a) Por que o Cáucaso é uma região que apresenta diversos tipos de conflito?
b) A Tchetchênia é uma república em guerra separatista contra a Rússia. Qual o principal interesse econômico e político da Rússia na manutenção da submissão da Tchetchênia?
a) O Cáucaso, situado no sudoeste da Rússia, na fronteira da Europa com o Oriente Médio (Ásia), localizado entre os mares Negro e Cáspio, é caracterizado por conflitos relacionados a fragmentação política, numerosos grupos étnicos e religiosos gerando disputas territoriais além de possuir uma grande bacia petrolífera no Mar Cáspio, cujos oleodutos atravessam a região caucasiana.
b) A Rússia procura evitar a independência de repúblicas separatistas como a Tchetchênia, para impedir o desmoronamento político do país, ou seja, a sua fragmentação, como ocorreu nos Bálcãs. Os oleodutos que transportam petróleo do Mar Cáspio para  a Europa cortam a  Tchetchênia tornado-a vital para a Rússia, pois os oleodutos cortam essa república separatista.

QUESTÕES DISCURSIVAS
2) Observe o mapa sobre os climas da Ásia e responda:
Quais são os motivos que fazem com que o continente asiático tenha tamanha diversidade de climas? (2,0) H7, H8, H15, H18.
A grande extensão do continente principalmente latitudinalmente. O continente vai do pólo norte até ao sul do equador fazendo com que haja muitos diferentes climas. O relevo também contribui para que existam desertos e áreas com frio de montanha. A presença de grandes oceanos cercando o continente também influencia no clima.


3) Analise o mapa:
O clima de monções ocorre na Ásia, mais precisamente no subcontinente indiano. Explique com suas palavras como ocorre esse tipo de clima e uma conseqüência dele. (2,0) H7, H8, H15, H18.
As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. Trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro.
Os ventos de monções caracterizam-se pela variação de sua direção de acordo com a mudança das estações do ano. Ora o seu movimento vai do Oceano Índico para o continente, caracterizando a monção de verão ou marítima, ora vai do continente asiático para o oceano, caracterizando a monção de inverno ou continental.
Durante o verão, as massas de ar úmido advindas do oceano propiciam a formação de nuvens que precipitam em forma de fortes tempestades durante boa parte do ano. Por esse motivo, na Índia – principal país afetado pelas monções –, foram registrados os maiores índices de chuvas de todos os tempos. Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.

4) Alguns mares internos do continente asiático, tais como o Mar Morto e o Mar de Aral estão secando. Explique os motivos naturais e antrópicos desse fenômeno. (2,0) H7, H8, H15, H18.
São duas regiões, por natureza, de climas mais secos. Porém o ser humano vem contribuindo com esse processo através de ações que impactam nesses mares. A retirada de água para irrigação, sobretudo no mar de Aral e para usos múltiplos (doméstico, agrícola e industrial) das águas do Rio Jordão e do mar da Galileia colaboram para a diminuição do nível do mar Morto.

5) O continente asiático é o mais populoso do planeta. Explique os possíveis motivos dessa característica do continente. (1,0) H7, H8, H15, H18.
Apesar dos programas de controle de natalidade adotados por diversos governos, a taxa de natalidade anual é elevada, enquanto a taxa de mortalidade tende a diminuir, pela melhoria das condições sociais, e avanços tecnológicos sobretudo na medicina.

6) Alguns países asiáticos possuem considerável parte de sua população vivendo em situação precária em grande pobreza. No entanto em alguns desses locais, como na Índia por exemplo, a questão da violência urbana é menos problemática que no Brasil. Explique uma possível causa dessa diferença. (2,0) H7, H8, H15, H18.

Uma possível causa seria a relação com a religião e os valores colocados por ela. Apesar da pobreza esse elemento pode ser um amenizador das tensões sociais.

Até sexta!


domingo, 10 de agosto de 2014

2º EM, Gabarito, Regionalização brasileira

GABARITO:

CAPÍTULO 1

1) (01) - Correta
    (02) - Errada
    (04) - Correta
    (08) - Errada
    (16) - Errada
Total = 5

2) a) Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.
    b) Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
    c) Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

3) d
4) e
5) b
6) b
7) b


CAPÍTULO 2

1) d
2) a
3) c
4) a
5) c
6) d
7) c