segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2º EM, gabarito, Globalização e território brasileiro,

Pessoal,

Segue o gabarito da AV2

VALE A PENA VER DE NOVO

1)  O Consenso de Washington estabeleceu uma agenda neoliberal de reformas. Explique duas medidas propostas por essa agenda. (1,0) H9, H15.
- Restrição da participação do Estado na economia – a tese do Estado mínimo
- Privatização de empresas estatais
- Reformas econômicas: ajuste fiscal, controle de inflação, redução dos gastos públicos.
- Desregulamentar a economia


QUESTÕES DISCURSIVAS

2) Observe o mapa:
 
Grosso modo, na atualidade, é possível dividir o mundo em Norte e Sul, onde os países do Norte são industrializados e desenvolvidos e do Sul pouco industrializados e não desenvolvidos. Explique, em linhas gerais, os motivos dessa divisão e as características dos dois grupos. (2,0) H16, H18
Os países do norte são considerados ricos ou desenvolvidos pois suas economias, no geral, são pautadas no setores terciário e no secundário, principalmente na indústria de alta tecnologia. Definem as prioridades da economia global. Têm essa condição devido ao fato de terem sido os primeiros países a promoverem a revolução industrial ou em casos específicos contarem com o apoio de potências para sua industrialização.
Os países do sul são considerados pouco industrializados e não desenvolvidos. Na divisão internacional do trabalho tem sua economia pautada na exportação de commodities, altamente dependente do mercado global. Promoveram tardiamente ou ainda não promoveram sua revolução industrial.

3) Alguns países tais como Brasil, México, Argentina, Coreia do Sul, Cingapura, entre outros atingiram seu processo de industrialização tardiamente,  já no século XX e hoje são chamados de “emergentes” ou “em desenvolvimento”. Porém esses países não passaram por esse processo da mesma forma. Explique esses dois processos mencionando os países envolvidos. (2,0) H7, H9
Brasil, México e Argentina se industrializaram devido à crise econômica de 1929 quando havia dificuldade em exportar seus produtos agrícolas e em importar produtos industrializados. Dessa forma houve investimentos na industria local e esse processo é chamado de “substituição de importações”.
Já Coreia do Sul, Cingapura, entre outros se industrializaram através dos investimentos de potências industriais e o estabelecimento de unidades fabris em seus territórios voltados para a exportação, devido ao baixo custo de produção. Por isso o nome de “plataforma de exportação”.

4) Tendo como base a Atividade Complementar do 2º trimestre explique as diferenças encontradas entre as regiões que você pesquisou. (2,0) H7, H9, H16, H18
RESPOSTA PESSOAL

5)  Analise os dois mapas que regionalizam o Brasil. Aponte as diferenças entre eles bem como os critérios adotados nas duas formas de regionalização. (2,0) H9, H14

Mapa I – IBGE, respeita os limites do estados, portanto tem função administrativa mas também analítica. Adotou critérios naturais principalmente
Mapa II – Regiões geoeconômicas, não se vincula aos limites dos estados portanto tem função analítica. Adotou critérios socioeconômicos principalmente.


6) Observe o mapa e responda:


Explique a divisão da Região Nordeste em quatro sub-regiões em relação a suas características naturais e econômicas. (1,0) H9, H14
Zona da Mata – Área mais desenvolvida inicialmente devido ao cultivo de cana. É a zona mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida da Região Nordeste. Área com considerável volume pluviométrico e onde se encontra originalmente a Mata Atlântica.
Agreste - designa uma área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma faixa paralela à costa. Já apresenta índices pluviométricos mais baixos. Algumas cidades importantes da região estão nessa área. Inicialmente foi produtora de gado para abastecer a zona da mata.
Sertão – Compreende a área de caatinga e clima tropical semi-árido. É a região das secas com chuvas escassas durante o ano. É uma área de concentração de pobreza e repulsão populacional. Ainda hoje é criadora de animais, herança do período próspero da cana de açúcar na zona da mata.

O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Cerrado, e é também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral tem chuva mais abundante enquanto em direção ao leste ou do interior é  uma região mais parecida com o sertão, chove, em média, 700 mm por ano.

Até quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário