terça-feira, 8 de setembro de 2015

2º EM, orientações para trabalho, Regionalização brasileira

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 3º TRIMESTRE

2º Ano – Levantamento e análise comparativa de dados sócio-econômicos das diferentes regiões brasileiras

Nesse momento do 3º trimestre estamos discutindo algumas características do território nacional brasileiro, tais como sua formação e suas formas de regionalização. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em 5 regiões que, de certa forma, é a regionalização mais conhecida e aceita. Assim, essa é uma das formas de conhecer o Brasil e suas características regionais.
Portanto a proposta dessa atividade é levantar dados socioeconômicos das diferentes regiões e compará-los.

Há duas diferentes possibilidades a escolher:
a)   Coletar 5 dados socioeconômicos diferentes em duas regiões brasileiras. A partir da coleta desses dados elaborar um quadro comparativo entre as duas regiões. Esse quadro comparativo deve conter gráficos, tabelas e um texto no qual sejam analisadas tais diferenças, suas causas, conseqüências e particularidades.
b)   Coletar 2 dados socioeconômicos diferentes nas cinco regiões brasileiras. A partir da coleta desses dados elaborar um quadro comparativo entre as cinco regiões. Esse quadro comparativo deve conter gráficos, tabelas e um texto no qual sejam analisadas tais diferenças, suas causas, conseqüências e particularidades.

ESCOLHA ENTRE AS ALTERNATIVAS A OU B.


Independentemente da alternativa escolhida você deve, em seu texto, tentar trazer elementos que comprovem ou não as afirmações feitas por Eduardo Galeano em “As Veias Abertas da América Latina”.  O desafio é verificar se, podemos ou não tirar conclusões sobre o Brasil de hoje a partir da proposição do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário