quarta-feira, 28 de outubro de 2015

3º EM, Gabarito, AV2 3ºtrim

1) Rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais que constituem a parte essencial da crosta. Se dividem em três tipos: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Explique esses três tipos de rochas e dê um exemplo de ao menos uma delas. (1,0) H26, H27.
Rochas magmáticas: formadas a partir da consolidação do magma. Podem ser intrusivas (quando se consolidam dentro da crosta a km da profundidade). O resfriamento é lento e os minerais são grandes e bem formados. Ex: granito. Extrusivas (quando o magma extravasa para a superfície e passa do estado líquido para o gasoso rapidamente não dando tempo à cristalização dos minerais. Ex: basalto.
Rochas sedimentares: a partir do material originado da destruição erosiva de qualquer tipo de rocha, transportado e depositado em ambientes de sedimentação. Compactação físico-química. Ex: arenito; varvito
Rochas metamórficas: Transformação das duas anteriores sob a ação de novas condições de temperatura e pressão. Muda a textura, pode haver cristalização de minerais, combinação e formação de novos minerais. Ex: mármore; quartzito (São Tomé)


2) O conflito israelo-palestino se arrasta desde 1948 quando a ONU dividiu os territórios em litígio entre os dois povos. Desde então não se consegue chegar a uma solução que contemple os dois lados. Leia trechos da notícia que anuncia uma nova espiral de violência entre os dois povos.


Oriente Médio vive temor de nova intifada
07/10/2015  2h00.
INTIFADA
Do árabe, "chacoalhão" ou "levante". Levantes populares dos palestinos contra a ocupação de suas terras por Israel.
O líder do Hamas na faixa de Gaza, Ismail Haniyeh, afirmou nesta sexta-feira (9) que a violência que atinge a Cisjordânia e Jerusalém Oriental é uma nova Intifada, a exemplo da revolta palestina de 1987 e 2000.
A região vive há nove dias uma onda de violência que tirou a vida de quatro israelenses e sete palestinos. Mais de uma dezena de israelenses e centenas de palestinos também ficaram feridos.
Embora a tensão tenha começado há três semanas, a violência disparou na quinta-feira passada, após o assassinato de dois colonos israelenses no norte da Cisjordânia, do qual Israel acusa uma célula de cinco membros do Hamas na cidade de Nablus.

Eventos recentes
Setembro: Palestinos e soldados israelenses confrontam-se por vários dias seguidos na Esplanada das Mesquitas
30 de setembro: Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, declara na ONU que seu governo abandonou os acordos de Oslo com Israel, que são base para uma solução de dois Estados
1º a 5 de outubro: Quatro palestinos e quatro israelenses morrem em onda de ataques e tensão em Jerusalém e na Cisjordânia
4 de outubro: O governo de Israel impõe proibição inédita a palestinos de entrar na Cidade Velha de Jerusalém
5 de outubro: O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, promete responder com “pulso firme” à onda de violência.

Aponte e explique ao menos principais pontos de divergência que mantém essa situação conflituosa até os dias de hoje. (2,0) H7, H8, H15, H18.
A existência de um Estado palestino: é aluta do povo palestinos há quase setenta anos. No entanto o Estado de Israel, apoiado pelos EUA tem dificultado a concretização desse Estado.
Os limites e fronteiras desse Estado: ambos os lados discutem quais seriam os limites desse Estado. Palestinos lutam por um Estado contíguo e Israel defende seu direito à segurança, controlando as fronteiras de um eventual Estado.
O reconhecimento da existência do Estado de Israel: grupos importantes e parcelas da população palestina não reconhecem a existência do Estado de Israel.
A volta dos refugiados: palestinos reivindicam a volta de mais de 3 milhões de refugiados aos territórios conquistados por Israel, que não aceita esse retorno por considerar-se uma pátria judaica.
Os assentamentos: Israel implementou uma política de assentar famílias judaicas em território palestino e agora reivindica parte desse território como integrante do Estado de Israel.
Água: não há grande disponibilidade hídrica na região, porém suficiente para os dois povos se utilizada racionalmente. Porém o consumo israelense é consideravelmente alto para a região enquanto palestinos sofrem restrições quanto ao uso desses recursos.



3) Na atualidade, o Oriente Médio representa uma grande região de conflito, sendo, algumas vezes, denominada por parte da imprensa como "barril de pólvora".
Sobre esta região, responda:
Qual é a importância estratégica/geopolítica e econômica do Oriente Médio para o Ocidente? (1,0) H7, H8, H15, H18.
 O Oriente Médio é primeiramente a região que mais exporta petróleo do mundo, sendo assim uma área de interesse global. Além disso, é onde se localiza o Estado de Israel, enclave ocidental na região, e alguns países de difícil relacionamento com o ocidente, que podem ser uma ameaça a Israel. Sua localização, entre três continentes a próxima da China, da Rússia, da região da Ásia Central (grande produtora de petróleo e gás também) e da Índia e Paquistão (armamento nuclear).

 4)
Terremoto de magnitude 8,3 atinge o Chile; tremor é sentido no Brasil, relatam internautas
Um terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile, próximo a região de Valparaíso, na noite desta quarta-feira (16) sacudindo prédios e fazendo as pessoas buscarem refúgio nas ruas, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do tremor foi a cerca de 55 km a oeste de Illapel. Ele ocorreu por volta de 19h54 e teve uma profundidade de 33 km.
O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de possível tsunami no litoral de Chile, Peru, Equador e Havaí (EUA). "Baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado com o terremoto, e pode causar a destruição em regiões litorâneas distantes do epicentro", explicou o órgão.
O prefeito de Illapel disse que pelo menos uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas.
Diversas fortes réplicas, de magnitude maior que 6, foram sentidas minutos depois do primeiro tremor.
Brasil e Argentina
No Brasil, diversos internautas relataram nas redes sociais que também sentiram um leve tremor. Há relatos na capital paulista, Santos, Campinas, Belém, São Luís e Pouso Alegre (MG). Os Bombeiros de São Paulo receberam 50 chamados de pessoas que sentiram o terremoto.
Outros casos
Um terremoto de magnitude 8,8 chacoalhou e causou um enorme tsunami no Chile em 2010 matando mais de 500 pessoas e destruindo 220 mil casas. Pela força, esse terremoto encurtou o dia da Terra por uma fração de segundo, alterando a rotação do planeta.
O terremoto mais forte já registrado na Terra aconteceu no Chile --um tremor de magnitude 9,5 em 1960, que matou mais de 5.000 pessoas. (Com agências internacionais). O Chile é um dos países mais sujeitos a terremotos do mundo, porque...

A matéria foi cortada propositalmente no momento da explicação dos motivos do terremoto. Com base na notícia do ocorrido no mês passado no Chile, nas discussões feitas em Geografia na sala de aula, nos seus conhecimentos e com apoio do mapa abaixo, responda: (2,0) H6, H26, H27.


a) Explique com detalhes os motivos pelos quais ocorrem terremotos e tsunamis no planeta.
b) Especificamente nesse caso o que ocorreu para que houvesse esse terremoto?
c) Juntamente com os tremores de terra, a dinâmica das placas responsáveis pelo fenômeno dá origem à formas de relevo. Explique como isso ocorre, que tipo de relevo vem sendo formado e o nome do processo que origina essa foram de relevo.
d) Mencione o nome do movimento das placas nesse caso específico e explique os três tipos de movimentos de placas existentes.
e) Justifique o fato de habitantes de São Paulo também terem sentido o tremor.
a) Os terremotos e tsunamis são causados pela movimentação das placas tectônicas que ao sofrerem pressão do magma liberam energia que se transforma em abalo sísmico.
b) Houve uma pressão e choque entre as placas Sul Americana e de Nazca.
c) Ao chocarem-se as rochas que compõem a crosta sofrem pressão e se dobram formando pela orogenia os Dobramentos Modernos.
d) O movimento que causou a catástrofe foi o convergente. O movimento convergente é quando uma placa se encontra com outra, se choca, liberando energia.  O movimento divergente ocorre quando duas placas ao sofrerem pressão e liberarem magma se afastam uma da outra. O movimento transformante ocorre quando duas placas “deslizam” suas bordas e também liberam grande quantidade de energia.
e) Em São Paulo o tremor foi sentido devido ao fato que a energia liberada no epicentro se propaga pelas rochas podendo chegar a grandes distâncias, longe do epicentro.


5) O ataque às torres gêmeas nos Estados Unidos em 2001 gerou uma resposta desse país aos supostos realizadores do ataque. No entanto uma série de críticas foram feitas a essas ações estadunidenses que, por outro lado, tiveram apoio de parcelas significativas da opinião pública interna e mundial, bem como o apoio formal de alguns países do mundo, que participaram efetivamente das ações no Oriente Médio nos anos seguintes. (2,0) H7, H8, H15, H18.
a) Explique quais foram as ações dos Estados Unidos e aliados na região do Oriente Médio nos anos seguintes.
b) Quais são as críticas feitas pelos opositores a essas ações? O que eles alegam ser o motivo central dessas ações?
a) O Estados Unidos e aliados passaram, a partir de 2001 e em nome de salvaguardar a democracia e garantir a segurança no mundo, a investir militarmente na região. Primeiramente invadiram o Afeganistão e posteriormente invadiram o Iraque onde capturaram e assassinaram o líder e antigo aliado Saddam Hussein.
b) As críticas se devem ao fato que embora o discurso que tentava legitimar tais ações fosse o da segurança estadunidense e mundial os interesses reais seriam outros. Ao invadir o Afeganistão garantiram bases militares territoriais importantes e com a invasão do Iraque onde além das bases territoriais e militares garantiram para as empresas dos EUA e de países aliados a exploração do petróleo iraquiano.


6)
Com o auxílio do mapa discorra sobre os principais pontos de divergência que levaram a uma situação de crise entre a Rússia, a Ucrânia e os países ocidentais. (2,0) H7, H8, H15, H18.

No final de 2013, manifestações irrompem contra o governo do presidente Viktor Yanukovych após se recusar a assinar um acordo de associação com a União Europeia. A pressão europeia sobre a Ucrânia tem o objetivo de aproximar a OTAN das fronteiras russas através da EU. Já os russos exerceram pressão para que o tratado não fosse assinado com o objetivo de manter a Ucrânia como uma zona de proteção entre seu território e a OTAN.
Nesse contexto a tensão por causa da península da Crimeia - de maioria pró-Rússia e onde está a sua principal base naval da frota russa do Mar Negro – aumenta. A Rússia possui fortes interesses na Crimeia pelo fato de esta ser localizada às margens do Mar Negro – único porto de águas quentes da Rússia, que dá acesso ao Mediterrâneo. Os portos da Crimeia também escoam a produção agrícola da Ucrânia e servem de pontos de exportação, para a Europa, do gás natural russo. A Crimeia também é uma grande produtora de grãos e vinhos, com forte atuação na produção alimentícia



Nenhum comentário:

Postar um comentário