terça-feira, 29 de setembro de 2015

3º EM, gabarito, AV1

1) Leia os fragmentos dos artigos de jornais. (2,0) H17, H19

  • O primeiro apresenta um fenômeno na cidade de São Paulo:
 Centro expandido perde "uma Santos" em 11 anos
Total de moradores que deixaram a região equivale à população da cidade litorânea

Já a periferia da cidade inchou e tem 1,23 milhão de moradores a mais do que tinha em 1996; tendência preocupa urbanistas
(...)No outro lado da cidade, o porteiro José Orlando Inocêncio, 47, trocou o Jabaquara (zona sul) pelo distrito de Anhangüera (zona norte), na extrema periferia da capital. Ali, vive de aluguel enquanto constrói a primeira casa própria. Com ele vão viver mais seis pessoas, entre mulher e filhos.
(...)Levantamento da Folha com base em dados da Fundação Seade e do IBGE revelam duas tendências da cidade. Enquanto o centro expandido perde população suficiente para compor uma cidade do porte de Santos, a periferia incha o equivalente a Guarulhos.
Segundo o Seade, entre 1996, o primeiro ano com números disponíveis, e 2007, a base mais recente, o centro expandido, que abrange os bairros de alto poder aquisitivo, como Moema, perdeu 441 mil pessoas. Nesse mesmo período, os extremos de São Paulo, onde estão as regiões mais pobres, como o Grajaú, ganharam cerca de 1,23 milhão de moradores. (...)O fenômeno tem nomes: urbanização dispersa ou espraiamento da ocupação. Ou seja, a cidade se expande para onde não deveria crescer.

  • O Segundo apresenta como título uma opinião dos especialistas:

Prefeitura tem de conter a dispersão, dizem urbanistas

Explique os motivos dessa dispersão, suas conseqüências e possíveis soluções. Você pode se basear nos textos lidos em sala e no estudo do meio na Serra da Cantareira.
A especulação imobiliária e o poder público conjuntamente elegem locais na cidade em que algumas melhorias, equipamentos urbanos importantes possam ser implementados. Essas melhoras em termos de infraestrutura tendem a valorizar a região. Isso faz com que parte dos moradores, sobretudo aqueles de mais baixa renda, tenham que deixar a região. Dessa forma boa parte se muda para as regiões mais afastadas, periféricas, carentes de infraestrutura básica. Sobrecarregam uma região que sofre com a falta de recursos e equipamentos e muitas vezes ocupam áreas não apropriadas. Foi possível observar esse fenômeno no estudo do meio quando visualizamos as diversas ocupações irregulares, geralmente autoconstruções em bairros recentemente estabelecidos, em áreas de proteção ou em áreas de risco. As medidas mais interessantes seriam garantir a fixação da população de baixa renda nas regiões centrais da cidade com políticas públicas de moradia de baixo custo.

2) O Congresso Nacional aprovou a Lei nº 10.257, em vigor desde 10 de outubro de 2001, conhecida como Estatuto da Cidade. Esta lei estabelece as diretrizes gerais da política urbana brasileira, fornecendo instrumentos urbanísticos para o desenvolvimento das funções sociais, do uso e da gestão das cidades. O Plano Diretor, instrumento de planejamento urbano que consta da Constituição de 1988, foi reforçado pelo Estatuto da Cidade e é obrigatório para algumas categorias de municípios brasileiros. Explique o que é o Plano Diretor, qual sua importância e para que tipos de municípios ele é obrigatório. (1,0) H17, H19
É um instrumento de planejamento urbano que visa ordenar as atividades exercidas no território municipal, de forma a assegurar o pleno desenvolvimento de suas funções sociais. Ele determina as formas de uso e ocupação da cidade, ou seja, quais serão as políticas públicas a serem adotadas quanto ao desenvolvimento econômico e social, ao turismo, à qualidade de vida, ao trabalho, emprego e à renda, à educação, à saúde, à assistência social, à cultura, ao esporte, ao lazer e recreação, à segurança urbana, ao abastecimento e à agricultura urbana. É obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, para estâncias turísticas ou que sofram algum tipo de impacto ambiental.

3)  

No Brasil, o setor agropecuário se caracteriza tanto por áreas que ainda adotam práticas tradicionais como por aquelas em que há forte presença de modernização, como se observa no mapa.
Aponte o complexo regional que concentra o uso mais intenso de práticas agropecuárias modernas e a que concentra o uso menos intenso. Em seguida, cite duas características presentes no processo de modernização agropecuária do país. (1,0) H6, H16, H17, H18, H19, H20.
De acordo com o mapa o complexo de uso mais intenso é o Centro-Sul enquanto seu uso menos intenso ocorre no complexo da Amazônia. Dentre os exemplos de práticas características da modernização agropecuária podem ser citados: irrigação; uso de agrotóxicos; máquinas e tratores agrícolas; veículos para transporte da produção; local para armazenamento da produção; adubação e correção do solo; controle de erosão e fertilidade do solo; assistência técnica para plantio e cultivo.

4) Diferencie duas formas de produção agropecuária em relação às formas de ocupação, à mão de obra e aos impactos ambientais: a agroindústria e a agricultura familiar. (1,0) H16, H17, H18, H19, H20, H28.
A agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura e da pecuária. É pautada na utilização massiva de capital, de tecnologia e na grande propriedade. É voltada prioritariamente para o mecado externo. A agricultura familiar é aquela em que o cultivo da terra é realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar. No caso brasileiro é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos.

5)
Tem fazenda e fazenda
que é grande perfeitamente
sobe serra desce serra
salta muita água corrente
sem lavoura e sem ninguém
o dono mora ausente
Lá só tem um caçambeiro*
tira onda de valente
Isso é uma grande barreira
que está em nossa frente
tem muita gente sem terra
e tem muita terra sem gente.
*caçambeiro = adulador, bajulador.
("Espelho da Realidade", em: CONTO DOS LAVRADORES DE GOIÁS)

Analise a estrutura fundiária brasileira e a forma de ocupação da terra, com base em elementos presentes no poema anterior. Responda também como o processo histórico da ocupação territorial brasileira pode explicar essa estrutura fundiária. (1,0) H16, H17, H18, H19.
O Brasil, devido às formas históricas de ocupação da terra mantém uma estrutura desigual quanto à posse da terra. Há muito produtor sem acesso à terra e poucos produtores concentram muita terra. Primeiramente com as Capitanias Hereditárias, e posteriormente, a partir de 1850 com a Lei de Terras, o Estado brasileiro garantiu que apenas uma parcela da população tivesse acesso à terra. No poema são várias as passagens que indicam essa estrutura: “Tem fazenda e fazenda que é grande perfeitamente”, “sem lavoura e sem ninguém, o dono mora ausente”, “tem muita gente sem terra e tem muita terra sem gente.”



6) “Evidentemente que hoje a reforma agrária que sonhamos não é mais a reforma agrária clássica capitalista (...). Hoje, o desenvolvimento das forças produtivas na agricultura e na sociedade e o modelo agrícola que foi adotado exigem o que chamamos de reforma agrária de novo tipo (...) em que não é mais suficiente apenas dividir a terra, lotear em parcelas e botar o pobre em cima e que se vire. Cinqüenta anos atrás, ele se viraria, mas hoje não consegue mais” H6, H16, H17, H18, H19, H20.
(João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do MST. Entrevista à revista Caros Amigos n.18 p. 05 Set 2003.)
a)   Qual é a sua opinião a respeito da reforma agrária no Brasil? Justifique. (1,0)
b)   justique a afirmação:  “Cinquenta anos atrás ele se viraria, mas hoje não consegue mais.” (1,0)
a)   Resposta pessoal.
b)   Antigamente seria um pouco mais fácil concorrer com grandes produtores pois o uso da tecnologia não estava tão disseminado. Com a tecnologia presente no campo essa concorrência se torna desigual e, se o pequeno produtor não tiver alguma espécie de respaldo e apoio do poder público não conseguirá se manter. Portanto é necessário linhas de crédito, financiamento de insumos, orientações sobre o plantio, etc.

7) A agropecuária pode ser classificada em dois diferentes sistemas: intensiva e extensiva. Explique suas diferenças. (1,0) H6, H16, H17, H18, H19, H20, H28.
A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores. Na pecuária, ela ocorre com a criação de gados soltos e ocupa uma grande quantidade de terras, havendo uma menor produtividade.
Já a agropecuária intensiva ocorre de maneira oposta, ou seja, empregam-se avançados recursos tecnológicos, o que ocasiona uma menor necessidade de trabalhadores na produção, tanto na agricultura quanto na pecuária. A necessidade de ocupação de terras é menor, embora ela seja mais frequente em grandes propriedades, e a produtividade é bastante elevada.


8) Nos últimos anos tem havido uma grande expansão da cultura da soja e da pecuária no território brasileiro. Explique onde tem ocorrido essa expansão e por quais motivos. (1,0) H6, H16, H17, H18, H19, H20, H28.

Essa expansão está relacionada com o que se chama de “expansão das fronteiras agrícolas”, movimento que se segue primeiramente pela região Centro-Oeste e posteriormente atinge parte da região Norte. O plano de Integração Nacional que garantiu certa infraestrutura para a região, os preços mais baixos da terra e os avanços tecnológicos aplicados à agropecuária permitiram esse avanço. 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

2º EM, orientações para trabalho, Regionalização brasileira

ATIVIDADE COMPLEMENTAR – 3º TRIMESTRE

2º Ano – Levantamento e análise comparativa de dados sócio-econômicos das diferentes regiões brasileiras

Nesse momento do 3º trimestre estamos discutindo algumas características do território nacional brasileiro, tais como sua formação e suas formas de regionalização. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em 5 regiões que, de certa forma, é a regionalização mais conhecida e aceita. Assim, essa é uma das formas de conhecer o Brasil e suas características regionais.
Portanto a proposta dessa atividade é levantar dados socioeconômicos das diferentes regiões e compará-los.

Há duas diferentes possibilidades a escolher:
a)   Coletar 5 dados socioeconômicos diferentes em duas regiões brasileiras. A partir da coleta desses dados elaborar um quadro comparativo entre as duas regiões. Esse quadro comparativo deve conter gráficos, tabelas e um texto no qual sejam analisadas tais diferenças, suas causas, conseqüências e particularidades.
b)   Coletar 2 dados socioeconômicos diferentes nas cinco regiões brasileiras. A partir da coleta desses dados elaborar um quadro comparativo entre as cinco regiões. Esse quadro comparativo deve conter gráficos, tabelas e um texto no qual sejam analisadas tais diferenças, suas causas, conseqüências e particularidades.

ESCOLHA ENTRE AS ALTERNATIVAS A OU B.


Independentemente da alternativa escolhida você deve, em seu texto, tentar trazer elementos que comprovem ou não as afirmações feitas por Eduardo Galeano em “As Veias Abertas da América Latina”.  O desafio é verificar se, podemos ou não tirar conclusões sobre o Brasil de hoje a partir da proposição do livro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

9º EF, Trabalho em grupo, Oriente Médio

TRABALHO EM DUPLAS – 3º TRIMESTRE

9º Ano - Oriente Médio: conflitos e questões culturais

 

Nesse momento do 2º trimestre estamos estudando o continente asiático. Dentre as várias sub-regiões do continente temos a que é conhecida como Oriente Médio, região que, por diversos motivos, frequenta os noticiários pelo mundo. É uma região com muitas riquezas naturais, extremamente interessante, bonita e principalmente complexa. Nossa Atividade complementar será sobre a região do Oriente Médio.

Selecione um tema relacionado ao Oriente Médio, seja em relação a questões políticas e conflitos, seja sobre questões culturais e pesquise sobre suas características mais marcantes. Em seguida redija um texto jornalístico explicando detalhadamente o tema selecionado. O texto deve conter mapas e imagens que contribuam para a localização e compreensão do fenômeno, bem como para sua melhor compreensão. Coloque um título, relate o fenômeno estudado, traga imagens, mapas, gráficos, tudo que possa ajudar na compreensão. Lembre-se que o leitor do seu jornal não conhece o assunto.

Como exemplos podemos pensar em alguns conflitos atuais como aquele entre israelenses e palestinos, o conflito civil na Síria entre outros. Algumas questões políticas atuais tais como a “Primavera Árabe”. Ou pensarmos em questões culturais como a religião, as formas de vestir, as línguas, os costumes, etc.

É importante lembrar que o Oriente Médio é composto por diferentes grupos étnico-linguísiticos (árabes, israelitas, persas, curdos, turcos, afegãos, entre outros) e religiosos (muçulmanos xiitas e sunitas, judeus e cristãos principalmente). Isso contribui para uma grande diversidade étnica e cultural.





terça-feira, 25 de agosto de 2015

1º EM, Trabalho em grupo, Mudanças climáticas



TRABALHO EM GRUPO – 3º TRIMESTRE

1º Ano – Ações antrópicas e riscos naturais

Nesse momento no 2º trimestre estamos discutindo a possibilidade das ações antrópicas alterarem o clima global e os riscos que elas podem causar. Nesse sentido o conteúdo proposto é discutir fenômenos como o aquecimento global, o efeito estufa, a destruição da camada de ozônio entre outros.
Para a realização desta atividade assista aos vídeos disponíveis no blog – entrevistas com o Prof. Ricardo Felício docente da área de climatologia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e com o Prof. Luis Carlos Molion, meteorologista e docente da Universidade Federal de Alagoas (no programa Canal Livre e na Revista Isto é) – e pesquise opiniões que defendam a teoria do aquecimento global, tais como aquelas presentes no filme “Uma verdade inconveniente” (sugerido no blog)  e no site da Agência FAPESP no relatório do IPCC da ONU. Esse material propõe o debate sobre a capacidade de o homem alterar o clima do planeta e os riscos postos para essa possibilidade.
Em seguida redija um texto dissertativo apresentando os principais argumentos daqueles que afirmam a existência de um aquecimento global e daqueles que discordam dessa afirmação, ou seja o debate entre quem acredita que as ações antrópicas podem alterar o clima no planeta e trazer prejuízos ambientais e aqueles que acreditam que o Homem não tem esse poder. No texto, analise as duas posições e apresente sua opinião sobre o assunto.

Sugestões de leitura:

Entrevista com o Prf. Ricardo Felício:
Entrevista com o Prof. Molion no Canal Livre:
Trailer de “Uma verdade inconveniente” de Al Gore:


Como atividade complementar teremos um debate em sala sobre o tema no qual os alunos serão sorteados aleatoremente para defender um dos pontos de vista sobre a discussão proposta.

domingo, 9 de agosto de 2015

9º EF, Trabalho em grupo, Leste Europeu


TRABALHO EM GRUPO – 2º TRIMESTRE

9º Ano – Leituras do Leste Europeu através do cinema.

 

Nesse momento do 2º trimestre acabamos de estudar a porção oriental da Europa, mais conhecida como Leste europeu. Vimos que foi uma região extremamente importante no contexto da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente uma região-chave no jogo geopolítico da Guerra Fria. Nossa Atividade complementar será sobre essa região.

Dessa forma o cinema tratou de relatar alguns acontecimentos marcantes dessa região sobretudo no século XX.

Em grupos de três pessoas no máximo você deve selecionar alguma produção cinematográfica de sua preferência para fazer o trabalho. Depois você e seu grupo devem assistir e responder ou comentar o que se pede:

  • Fazer uma sinopse do filme.
  • Contextualizar a obra (situá-la no tempo e no espaço dando as referências importantes para compreendê-la e compreender a situação nela contida)
  • Identificar os temas que aparecem no filme e que foram discutidos em sala.
  • Explicar o tema identificado.
  • Discutir como o tema aparece no filme.

Sugestões de filmes (você e seu grupo podem selecionar outro filme para além dessa lista):

  • Adeus Lenin
  • Underground – mentiras de guerra
  • Anastasia
  • Bela aldeia bela chama



Bom trabalho!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

9º EF, links. Europa Oriental

Pessoal,

Seguem links para dois filmes que podem ser usados em nosso trabalho:

Adeus Lenin

  
Underground


Também disponibilizarei em DVD o filme "Anastasia"

Até

terça-feira, 4 de agosto de 2015

3º EM, link, urbanização

Pessoal,

Segue o link para o documentário Leva. Esse documentário trata especificamente da rotina de uma ocupação no centro de São Paulo, mas discute, mais amplamente a questão da moradia urbana. Vale a pena uma olhada!


Documentário Leva