Segue a Atividade Complementar do 2º trimestre, sobre clima:
ATIVIDADE COMPLEMENTAR –
2º TRIMESTRE
Atividade
– Elaboração de Climograma
O objetivo dessa atividade é aprender a
montar e compreender um climograma, importante gráfico utilizado para a análise
de clima em uma determinada região. A partir de seus climogramas prontos o
estudante poderá comparar e analisar a diversidade de tipos climáticos que
encontramos no Brasil.
Deve
ser realizada com o Ipad ou na sala de informática.
Essa atividade, dependendo das
possibilidades do professor, pode ser feita no computador ou em papel. Nesse
caso o estudante deverá utilizar lápis, régua, e algum material para colorir,
preferencialmente nas cores azul (precipitação) e vermelho (temperatura).
Procedimentos:
1. O
estudante deverá escolher aleatoriamente cinco cidades, uma em cada região do
Brasil (para facilitar sugerimos as capitais, pois são mais fáceis de
localizar; no entanto se o estudante preferir e conseguir localizar facilmente
outra cidade pode ser interessante também);
2. Com
o auxilio de um mapa político localizar com razoável precisão onde se encontram
as cidades escolhidas;
3. Na
sala de informática acessar o sitio do Instituto Nacional de Meteorologia -
http://www.inmet.gov.br/;
4.
Acima do mapa há alguns ícones. Clicar no segundo (clima);
5. Em
“climatologia” clicar em “normais climatológicas”
6. Aparecerá na tela um mapa de precipitação do
Brasil com os meses ao lado direito;
7.
Clicar em todos os meses e montar uma tabela com os valores (aproximados) mês a
mês das cidades escolhidas.
8. Ao
terminar selecionar o mapa (acima, o primeiro à esquerda) “Tempratura média
compensada (ºC)”;
9.
Agora aparecerá o mapa de temperaturas do Brasil. Fazer o mesmo procedimento
mês a mês agora sobre a temperatura;
10. A
idéia é que os alunos encontrem as médias de temperatura e de precipitação para
cada mês.
11.
Com o auxílio do mapa político e a localização de suas cidades o aluno deverá
anotar as médias de temperatura e precipitação para cada uma delas, para cada
mês do ano (é importante salientar que as informações estarão em cores que
representam intervalos e não em valores absolutos. O estudante deverá escolher
um valor médio aleatório dentro dos valores apresentados. Por exemplo, se uma
localidade apresenta uma determinada cor que indica uma temperatura ente 21 e
25 graus o aluno escolherá
12. Ao final o aluno terá todas as médias de temperatura
e de precipitação das cinco cidades durante o ano;
13. De posse dessas informações o estudante deverá montar
seus climogramas;
14.Com os climogramas prontos o estudante deve elaborar
um breve relatório comparando e analisando a diversidade dos tipos climáticos
que encontramos no Brasil.
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