quinta-feira, 28 de maio de 2015

2º Ano, gabarito, AV1 2º trimestre

Pessoal,

Segue o gabarito da AV 1 2º trim

VALE A PENA VER DE NOVO

1) O termo “desenvolvimento sustentável” tem ganhado expressão nos meios empresariais, políticos, acadêmicos e na sociedade de modo geral. Defina o termo e justifique o porquê da sua emergência, bem como os impasses que se colocam ao avanço dessa temática. (1,0) H28, H29.
É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. O conceito surge no contexto de indefinição e embate entre os países desenvolvidos e industrializados, partidários do “desenvolvimento zero” e dos países não desenvolvidos partidários do “desenvolvimento a todo custo”. A dificuldade posta é que o sistema capitalista prevê o lucro sobre as vendas, portanto necessita do alto consumo e constante troca de produtos (obsolescências) para sua realização. O problema é que o alto consumo pressupõe a larga utilização de matérias primas e fontes de energia, o que em tese é contrário ao conceito de “desenvolvimento sustentável”.



QUESTÕES DISSERTATIVAS:


2) Apesar de os países pobres possuírem as maiores e mais valiosas reservas minerais do planeta, isso não lhes confere o poder sobre essas riquezas. Com base nessa afirmação, explique: (2,0) H26, H27, H28, H29, H30.
a) Por que esses países não são detentores da riqueza proveniente das reservas minerais?
b) Como se dá o controle e a comercialização das reservas minerais nesses países?
a) Por que os países pobres, por falta de capital e consequentemente de investimentos em tecnologias avançadas, não conseguem explorar adequadamente as reservas minerais.
b) Grandes empresas e corporações transnacionais detentoras de tais tecnologias.


3) Muitas mudanças sócio-econômicas no mundo moderno são atribuídas ao processo de  globalização. Alguns atribuem a ela muitos males desse mundo. Outros acreditam que é uma mera desculpa para seus problemas de subdesenvolvimento. Descreva sua opinião acerca do tema justificando-a. (2,0) H15, H16, H17, H18.
RESPOSTA PESSOAL – MINHA OPINIÃO: Não é possível dizer que os males do mundo são conseqüências do processo de globalização, no entanto a interdependência e a abertura dos mercados globais descritos acima trazem muito mais benefícios para as economias mais poderosas pois possuem mais poder de barganha além de comercializar geralmente produtos industrializados, normalmente de tecnologia de ponta, que são produtos com maior valor agregado. Mesmo em relação às commodities os mercados que definem os preços são subordinados às empresas dos países centrais do capitalismo. Se discute a redução das distâncias mas quem pode utilizar os meios de transportes? A conexão com a rede mundial de computadores mas quem tem acesso ás tecnologias?


4) Leia o enunciado, observe a figura a seguir e faça o que se pede:

No Brasil, com suas dimensões territoriais e diferenças regionais, o processo de ocupação territorial e consolidação do mercado teve nos transportes [...] um dos seus mais importantes pontos de apoio, [...] com forte liderança da União (do goveno federal) na expansão e modernização do sistema de transportes. (Texto adaptado e figura de Josef Barat. "O setor de transportes", em Rui de Britto Alvares Affonso e Pedra Luiz Barros da Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federação. São Paulo: FUNDAP. 1996, p. 251 e 258). (2,0) H9, H20.


a) Explique o grande crescimento do transporte rodoviário entre os anos de 1950 e 1970.
b) Entre meados do séc. XIX e as primeiras décadas do séc. XX, o transporte ferroviário predominava nos fluxos terrestres de mercadoria e passageiros. Quais as principais razões da atual deterioração desse sistema de transporte?
a) O Brasil pode ser considerado um país de inserção econômica tardia e entre as décadas de 1950 e 1970, realizou o processo de integração nacional, no qual a construção de rodovias por parte do governo Federal foi bastante privilegiada em face de seus custos relativamente mais baixos de instalação e ao proceso crescente de urbanização. Ao mesmo tempo, buscava-se incentivar a indústria automobilística instalada no país nesse período, de modo a garantir mercados e tornar a produção de automóveis mais atraente às montadoras de veículos.

b) A implantação da ferrovia no Brasil está associada à expansão e necessidade de escoamento da produção cafeeira, justificando-se assim a sua concentração no Sudeste, sobretudo no estado de São Paulo. A partir da crise cafeeira, na década de 1930, esse tipo de transporte deixou de ser atraente aos grupos privados que o controlavam. As linhas desarticuladas e as bitolas diferentes tornaram o sistema ferroviário obsoleto. Dessa forma, as ferrovias deixaram de ser expandidas, assistindo a uma redução de investimentos e de capitais que as tornaram obsoletas e ineficientes, ao mesmo tempo em que o país estimulava o transporte rodoviário.


5)  Denomina-se intermodalidade a estratégia de integração entre diferentes meios de transporte, como nos exemplos abaixo: (1,0) H9, H20.



Cite quatro consequências da intermodalidade para a organização da produção industrial em escala global.

O transporte intermodal (intermodalidade) é a integração entre os diferentes modais de transporte, sendo uma importante estratégia para aumentar a competitividade da economia dos países em escala global. O investimento na intermodalidade é uma das características da eficiência do Japão, Tigres Asiáticos e China nas exportações.
As consequências são:
– redução do custo do frete;
– aumento da capacidade de carga;
– redução dos custos com manutenção;
– diminuição dos custos das empresas com transporte;
– mercadorias com preços menores para o mercado interno;
– mercadorias com preços menores e mais competitivos para exportação;
– deslocamento mais eficiente de mercadorias entre os locais de produção e o mercado consumidor e portos, inclusive a longas distâncias.  

6)  A produção de energia é um dos setores econômicos mais controvertidos nos dias atuais, quando as questões de ordem ambiental tomam à dianteira nos projetos de desenvolvimento de sociedades diversas. (2,0) H26, H27, H28, H29, H30.


a) Avalie as formas de produção energética apresentadas nas imagens, a partir da concepção de “produção de energias limpas”.
b) Identifique UMA vantagem econômica da produção de energia termoelétrica sobre a hidroelétrica e UMA limitação física da produção hidroelétrica em relação à termoelétrica.

a) Caracterizando as fontes de energia limpa como de origem renovável a produção termoelétrica, seja a carvão, petróleo ou nuclear, é considerada mais suja, gerando resíduos como gás carbônico ou lixo atômico. Por outro lado hidroelétricas são consideradas geradoras limpas, pois tratam do uso de fontes renováveis (água a partir de seu ciclo natura) não poluindo o ambiente. 

b) Das vantagens econômicas possíveis da produção termoelétrica sobre a hidroelétrica, podem ser destacadas:

   1) os custos de construção de barragens hidroelétricas são muito mais elevados do que a construção das usinas termoelétricas;
   2) a variação dos materiais não-renováveis utilizados na produção energética, o que possibilita ao investidor desse tipo de usina escolher os recursos mais baratos para a geração de energia.

Das limitações físicas possíveis da produção hidroelétrica em relação à termoeletricidade, deve-se destacar a barreira climática imposta à construção de barragens, já que estas só poderão ser construídas em regiões onde o rigor climático não afete a regularidade dos fluxos de águas fluviais que abastecem a usina geradora de energia; já as usinas termoelétricas podem ser construídas em qualquer região independentemente da presença ou não dos recursos fósseis necessários para a geração de energia.  

7) “Correspondendo à mais recente fase da expansão capitalista, o processo de globalização está para o atual período técnico-científico informacional do capitalismo como o colonialismo esteve para a fase do capitalismo comercial, ou o imperialismo para o período capitalista industrial.(Moreira e Sene. Geografia para o ensino médio. 2002)
Por que alguns pesquisadores consideram as rotas comerciais do século XV como o marco inicial do processo de globalização? (1,0) H9, H15, H20, H28.

As grandes navegações e as conquistas do fim do século XV até o início do século XIX foram os marcos da primeira etapa da integração econômica mundial. Nessa época, a expansão comercial de potências europeias como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, permitiu a interligação gradativa de regiões da Terra que antes estavam isoladas.

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