Segue o gabarito da AV 1 2º trim
VALE A PENA VER DE NOVO
1) O termo
“desenvolvimento sustentável” tem ganhado expressão nos meios empresariais,
políticos, acadêmicos e na sociedade de modo geral. Defina o termo e justifique
o porquê da sua emergência, bem como os impasses que se colocam ao avanço dessa
temática.
(1,0) H28, H29.
É o desenvolvimento capaz de suprir
as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os
recursos para o futuro. O conceito surge no contexto de indefinição e embate
entre os países desenvolvidos e industrializados, partidários do “desenvolvimento
zero” e dos países não desenvolvidos partidários do “desenvolvimento a todo
custo”. A dificuldade posta é que o sistema capitalista prevê o lucro sobre as
vendas, portanto necessita do alto consumo e constante troca de produtos
(obsolescências) para sua realização. O problema é que o alto consumo pressupõe
a larga utilização de matérias primas e fontes de energia, o que em tese é
contrário ao conceito de “desenvolvimento sustentável”.
QUESTÕES DISSERTATIVAS:
2)
Apesar de os países pobres possuírem as maiores e mais valiosas reservas
minerais do planeta, isso não lhes confere o poder sobre essas riquezas. Com
base nessa afirmação, explique: (2,0) H26,
H27, H28, H29, H30.
a)
Por que esses países não são detentores da riqueza proveniente das reservas minerais?
b)
Como se dá o controle e a comercialização das reservas minerais nesses países?
a) Por que os países pobres, por
falta de capital e consequentemente de investimentos em tecnologias avançadas,
não conseguem explorar adequadamente as reservas minerais.
b) Grandes empresas e corporações
transnacionais detentoras de tais tecnologias.
3) Muitas mudanças sócio-econômicas no mundo
moderno são atribuídas ao processo de
globalização. Alguns atribuem a ela muitos males desse mundo. Outros
acreditam que é uma mera desculpa para seus problemas de subdesenvolvimento.
Descreva sua opinião acerca do tema justificando-a. (2,0) H15, H16, H17, H18.
RESPOSTA PESSOAL – MINHA OPINIÃO:
Não é possível dizer que os males do mundo são conseqüências do processo de
globalização, no entanto a interdependência e a abertura dos mercados globais
descritos acima trazem muito mais benefícios para as economias mais poderosas
pois possuem mais poder de barganha além de comercializar geralmente produtos
industrializados, normalmente de tecnologia de ponta, que são produtos com
maior valor agregado. Mesmo em relação às commodities os mercados que definem
os preços são subordinados às empresas dos países centrais do capitalismo. Se
discute a redução das distâncias mas quem pode utilizar os meios de
transportes? A conexão com a rede mundial de computadores mas quem tem acesso
ás tecnologias?
4) Leia o enunciado, observe a figura a
seguir e faça o que se pede:
No Brasil, com suas dimensões territoriais e
diferenças regionais, o processo de ocupação territorial e consolidação do
mercado teve nos transportes [...] um dos seus mais importantes pontos de
apoio, [...] com forte liderança da União (do goveno federal) na expansão e
modernização do sistema de transportes. (Texto adaptado e figura de Josef
Barat. "O setor de transportes", em Rui de Britto Alvares Affonso e
Pedra Luiz Barros da Silva (orgs.), Empresas Estatais e Federação. São Paulo:
FUNDAP. 1996, p. 251 e 258). (2,0) H9,
H20.
a) Explique o grande crescimento do
transporte rodoviário entre os anos de 1950 e 1970.
b) Entre meados do séc. XIX e as primeiras
décadas do séc. XX, o transporte ferroviário predominava nos fluxos terrestres
de mercadoria e passageiros. Quais as principais razões da atual deterioração
desse sistema de transporte?
a) O Brasil pode ser considerado um país de inserção econômica
tardia e entre as décadas de 1950 e 1970, realizou o processo de integração
nacional, no qual a construção de rodovias por parte do governo Federal foi
bastante privilegiada em face de seus custos relativamente mais baixos de
instalação e ao proceso crescente de urbanização. Ao mesmo tempo, buscava-se
incentivar a indústria automobilística instalada no país nesse período, de modo
a garantir mercados e tornar a produção de automóveis mais atraente às
montadoras de veículos.
b) A implantação da ferrovia no Brasil está associada à expansão e
necessidade de escoamento da produção cafeeira, justificando-se assim a sua
concentração no Sudeste, sobretudo no estado de São Paulo. A partir da crise
cafeeira, na década de 1930, esse tipo de transporte deixou de ser atraente aos
grupos privados que o controlavam. As linhas desarticuladas e as bitolas
diferentes tornaram o sistema ferroviário obsoleto. Dessa forma, as ferrovias
deixaram de ser expandidas, assistindo a uma redução de investimentos e de
capitais que as tornaram obsoletas e ineficientes, ao mesmo tempo em que o país
estimulava o transporte rodoviário.
5) Denomina-se intermodalidade
a estratégia de integração entre diferentes meios de transporte, como nos
exemplos abaixo: (1,0) H9, H20.
Cite
quatro consequências da intermodalidade para a organização da produção
industrial em escala global.
O transporte intermodal (intermodalidade) é a integração entre os
diferentes modais de transporte, sendo uma importante estratégia para aumentar
a competitividade da economia dos países em escala global. O investimento na
intermodalidade é uma das características da eficiência do Japão, Tigres
Asiáticos e China nas exportações.
As consequências são:
– redução do custo do frete;
– aumento da capacidade de
carga;
– redução dos custos com
manutenção;
– diminuição dos custos das
empresas com transporte;
– mercadorias com preços
menores para o mercado interno;
– mercadorias com preços
menores e mais competitivos para exportação;
– deslocamento mais eficiente de
mercadorias entre os locais de produção e o mercado consumidor e portos,
inclusive a longas distâncias.
6) A produção de energia
é um dos setores econômicos mais controvertidos nos dias atuais, quando as
questões de ordem ambiental tomam à dianteira nos projetos de desenvolvimento
de sociedades diversas.
(2,0) H26, H27, H28, H29, H30.
a) Avalie as formas
de produção energética apresentadas nas imagens, a partir da concepção de
“produção de energias limpas”.
b) Identifique UMA
vantagem econômica da produção de energia termoelétrica sobre a hidroelétrica e
UMA limitação física da produção hidroelétrica em relação à termoelétrica.
a) Caracterizando as fontes de energia limpa como de origem renovável a
produção termoelétrica, seja a carvão, petróleo ou nuclear, é considerada mais
suja, gerando resíduos como gás carbônico ou lixo atômico. Por outro lado hidroelétricas
são consideradas geradoras limpas, pois tratam do uso de fontes renováveis
(água a partir de seu ciclo natura) não poluindo o ambiente.
b) Das vantagens econômicas possíveis da produção termoelétrica sobre a
hidroelétrica, podem ser destacadas:
1) os custos de construção de barragens
hidroelétricas são muito mais elevados do que a construção das usinas
termoelétricas;
2) a variação dos materiais não-renováveis
utilizados na produção energética, o que possibilita ao investidor desse tipo
de usina escolher os recursos mais baratos para a geração de energia.
Das
limitações físicas possíveis da produção hidroelétrica em relação à
termoeletricidade, deve-se destacar a barreira climática imposta à construção de
barragens, já que estas só poderão ser construídas em regiões onde o rigor
climático não afete a regularidade dos fluxos de águas fluviais que abastecem a
usina geradora de energia; já as usinas termoelétricas podem ser construídas em
qualquer região independentemente da presença ou não dos recursos fósseis necessários
para a geração de energia.
7) “Correspondendo
à mais recente fase da expansão capitalista, o processo de globalização está
para o atual período técnico-científico informacional do capitalismo como o
colonialismo esteve para a fase do capitalismo comercial, ou o imperialismo para o período capitalista
industrial.” (Moreira
e Sene. Geografia para o ensino médio. 2002)
Por que alguns pesquisadores consideram as
rotas comerciais do século XV como o marco inicial do processo de globalização?
(1,0) H9, H15, H20, H28.
As grandes navegações e as conquistas
do fim do século XV até o início do século XIX foram os marcos da primeira
etapa da integração econômica mundial. Nessa época, a expansão comercial de potências
europeias como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, permitiu a
interligação gradativa de regiões da Terra que antes estavam isoladas.
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